quinta-feira, 3 de setembro de 2009

♥ AS PLANTAS MAIS ESTRANHAS DO MUNDO

1- Welwitschia Mirabilis: a planta mais resistente do mundo

Não é bonita de se olhar e também não tem nada parecido. A planta Welwitschia consiste em apenas duas folhas e um caule robusto, com raízes. É isso: Duas folhas!!! O caule engrossa e pode chegar a quase 2 metros de altura e 8 metros de largura. Sua vida útil estimada está entre 400 a 1500 anos. Ela pode sobreviver por até cinco anos sem chuva. Dizem que esta planta é muito saborosa crua ou cozida em brasas quentes, e é por isso que ganhou outro nome: "Onyanga", que significa "cebola do deserto".


2- Dionaea Muscipula


Esta é a mais famosa de todas as plantas carnívoras, devido à natureza eficaz das suas armadilhas. A planta de duas folhas são cobertas de pêlos finos e ultra sensíveis, que detectam a presença de tudo, desde formigas a aracnídeos. Após o pouso de um inseto, a planta se fecha em menos de um segundo.


3- Rafflesia Arnoldii: a maior e mais fedorenta flor do mundo


Existe uma planta exótica e rara que você provavelmente não vai querer ter em casa (ou perto dela), não importa o quão famosa ela seja.

A Rafflesia Arnoldii, recentemente atribuída à família Euphorbiaceae, é a maior flor do mundo. Mede a partir de 3 metros de diâmetro e pesa entre 15 - 24 libras. Mas ainda assim não aconselho plantá-la em seu jardim. Por que? Ela é a flor mais fedida do mundo, só por isso... Ela tem cheiro d carne podre.

Suas flores duram entre três dias e uma semana. Mas naqueles dias, você precisa de um milagre opara chegar perto dela. Esse cheiro horrível que produz atrai insetos polinizadores para ajudar a perpetuar a espécie. Mas mesmo quando isso acontece apenas de 10 a 20 por cento das mudas nascem. Com alguma sorte em nove meses, ela floresce.


4- Desmodium Gyrans: a planta que dança


Seu nome mais comum é "Dancing Grass" ou "Telegraph Plant" ou ainda "Semaphore Plant" - por causa dos movimentos de suas folhas, que se assemelham aos sinais do semáforo. Esta planta é de fácil cultivo, e se diferencia porque ela "dança" quando colocada em uma janela ensolarada.




5- Euphorbia Obese


Euphorbia Obesa é nativa da região Great Karoo da África do Sul. Sua colheita é proibida devido ao seu valorno mercado negro. Por consequência da devastação desta espécie, a legislação nacional e internacional foram promulgadas para proteger as populações remanescentes. Enquanto Euphorbia obesa permanece ameaçada no seu habitat natural, tornou-se muito comum na cultura local.


6- Amorphophallus Titanum: a planta podre


Esta flor é mais alta que um homem e tem um cheiro de putrefação: parece um filme de baixo orçamento de ficção científica. Ela é conhecida como "flor-cadáver" pelos habitantes locais. Esta planta indonésia, chamada Titan Arum ou Amorphophallus titanium, tem a maior inflorescência do mundo. Seu cheiro lembra um mamífero em decomposição, usado para atrair insetos polinizadores.


7- Baobab: a árvore-garrafa


Baobab é o nome comum do gênero Adansonia, contendo oito espécies de árvores, nativa de Madagascar, na África continental e na Austrália. Também conhecida como a "árvore garrafa", não só parece uma garrafa, mas essas árvores normalmente armazenam cerca de 300 litros de água! Não se admira que por isso que muitas vezes vivem mais de 500 anos!


8- Dracaena Cinnabari: a árvore com sangue de dragão


A Dracaena Cinnabari é uma árvore nativa do arquipélago de Socotra. É também conhecida como a Árvore de Sangue do Dragão. É uma das plantas mais marcantes de Socotra, possui a aparência de um guarda-chuva. Foi descoberta por Isaac Bayley Balfour em 1882. Tem um ícone de rede em seu formato no Windows. Antigamente, sua seiva vermelha era considerado como sangue de dragão e era utilizada como um medicamento ou corante.


9- Mimosa Púdica: a planta tímida


Mimosa pudica, tem uma peculiaridade: ela se enrola quando tocada e se abre pouco tempo depois. A espécie é nativa da América do Sul e América Central, mas agora é uma erva daninha pantropical. Quem diria que as plantas também têm sentimentos?




10- Selaginella Lepidophylla: a "planta da ressurreição"

Também conhecida como Rosa de Jericó, a Selaginella Lepidophylla é uma espécie de plantas de deserto conhecida por sua capacidade de sobreviver quase sem água. Durante o tempo seco no seu habitat natural, a sua
haste se enrola em uma bolinha apertada e desenrola-se quando exposta à umidade. Ela é nativa do Deserto de Chihuahua.

2 comentários:

Anônimo disse...

adoreei! mto interessanteee

Unknown disse...

amo tudo isso que só a mão de Deus têm o poder e sabedoria para fazer........ninguém mais!

Postar um comentário