sexta-feira, 4 de setembro de 2009

BICHOS QUE NÃO PRECISAVAM SER TÃO GRANDES

1- Aranha australiana (Nephila Edulis)

A maior aranha que produz teia do mundo. As teias dessas aranhas podem ter 1 metro de diâmetro, e são comumente encontradas entre árvores, enquanto aranhas comuns fazem suas teias em um singelo galho.

O corpo prata dessas aranhas brilha tanto no sol que são chamadas “quicksilver” na Austrália. Pelo menos dá pra ver de longe a morte chegando.
Suas teias são tão fortes que até pássaros ficam presos. Sim, elas comem pássaros também. (vide foto/vídeo)
Essa espécie cresce até o tamanho de uma mão humana. Mas algumas crescem mais, muito mais.

Isso aí morde?
Tanto as aranhas gigantes (fêmeas) quanto as pequenas (machos) produzem o mesmo veneno que uma aranha Viúva-negra, mas é bem menos concentrado e apenas causa inchaço e dor localizada. O que é informação suficiente para que eu fique bem longe dela.

Não te assustou o suficiente? Saiba que pássaros não estão na dieta dessas malditas e mesmo assim são devorados quando caem em suas teias, ou seja, elas estão expandindo os horizontes e nós podemos ser os próximos.




2- Salamandra chinesa gigante (Andrias davidianus)

São os maiores anfíbios conhecidos atualmente e sua aparência pré-histórica não é a toa, elas realmente são muito antigas.
Eles podem viver por até 50 anos em cativeiro.
A contrário de seus minúsculos parentes, as salamandras chinesas gigantes podem chegar a até 1.80m e 30kg.

Elas estão a beira da extinção e crescem cada vez menos, sendo muito raro chegar ao tamanho máximo. Se tem qualquer relação, eu não sei.

Isso aí morde?
Ainda que assustadora no tamanho, ela não traz nenhuma ameaça ao ser humano. Sua dieta é composta de camarões, carangueijos, insetos, peixes e sapos. E humanos… brincadeira.

A razão de estar quase extinta é a procura capitalista por remédio e comida que essa salamandra em especial pode oferecer. A poluição dos rios também tem uma boa fatia de culpa, e apesar de ser uma espécie protegida, ainda hoje é caçada para comer/vender.




3- Centopéia gigante da Amazônia (Scolopendra gigantea)

É a maior centopéia do mundo. Como se não bastasse ser uma centopéia, que já é uma coisa bem perturbadora, ela chega a medir 60cm.
Tem a força muscular de uma cobra pequena. E é um artrópode, credo.

Seus ferrões pretos contém um veneno poderoso.
Ela caça animais tão feios quanto ela, como morcegos e tarântulas.

Isso aí morde?
O veneno dos ferrões não chegam a ser fatais em humanos mas causam febre, inchaço, calafrios e fraqueza. Mas isso eu tenho só de olhar pra ela.
Essa centopéia tem tanta força nas patas que chega a conseguir abater um morcego em pleno vôo, e ainda o segurar sem problemas, como mostra a foto acima e o vídeo abaixo.




4- Caranguejo-dos-coqueiros (Birgus latro)

É o maior artrópode do mundo. Ele tem garras suficientemente fortes para abrir um côco. E sua cabeça.
Esse caranguejo tem a fama de ladrão por roubar qualquer item ao seu alcance que brilhe. Eu sinceramente não iria reagir ao roubo.

Eles escalam coqueiros imensos e não hesitam em vasculhar sua casa ou sua lixeira, se assim quiserem. Mas ainda bem que vivem só em áreas que vão do Oceâno Índico ao Pacífico.

Isso aí morde?
Se você não cutucar muito, ele não morde. Sua dieta é basicamente frutas, castanhas e sementes.
Ele é considerado um afrodisíaco. Mas se você comer um bicho feio desse e não se sentir macho, não sei o que mais vai te fazer sentir.

O caranguejo hermitão (como também é chamado) é vendido como animal de estimação, por incrível que pareça. As grades de sua gaiola devem ser bem reforçadas para que ele não as quebre. Veja o vídeo apresentado pelo grande falecido Steve Irwin onde ele mostra o poder das garras do caranguejo.

0 comentários:

Postar um comentário